Évora está a 120 quilômetros de distância da capital portuguesa – Lisboa, a qual é a principal porta de entrada da cidade portuguesa. Você pode chegar na cidade-museu através de carro, ônibus ou trem.
Não vai ser difícil esbarrar nos pontos turísticos da região. Afinal, o apelido de “cidade-museu” para se referir a Évora não foi colocado à toa. Veja quais são as principais atrações da cidade aqui, no Hotel Dom Fernando Évora!
5 lugares que você precisa conhecer em Évora
Confira os 5 pontos turísticos de Évora que não podem ficar de fora da sua viagem:
Templo Romano de Évora
Também conhecido como Templo de Diana, está entre os principais pontos turísticos da região. O local é considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO e é a marca registrada da presença dos romanos na cidade. Acredita-se que o templo foi construído por volta do século I a.C.
Capela dos Ossos de Évora
A Capela dos Ossos é bastante conhecida na cidade, e é encontrada dentro da Igreja São Francisco. A história conta que 3 monges queriam transmitir a ideia de que “em algum momento, a morte vai chegar” e, então, construíram, por volta do século XVII, a capela. Uma placa presente no local manifesta essa mensagem e, além disso, as paredes são decoradas com crânios e outros ossos humanos.
Aqueduto de Prata
Um aqueduto é responsável por conduzir a água por meio de um canal, subterrâneo ou à superfície. O Aqueduto de Prata foi construído pelos romanos e, até hoje, tem funcionalidade – abastecendo toda a cidade.
Praça do Giraldo
Situada no coração de Évora, a Praça do Giraldo é repleta de monumentos históricos e edifícios importantes da cidade. A Igreja de Santo Antão e uma linda fonte são alguns dos exemplos do que você pode encontrar por lá. Além disso, a praça conta com diversos bares e restaurantes, ficando bem movimentada no horário de almoço.
Jardim Público
Próximo ao centro da cidade, encontra-se o Jardim Público. Ele está ligado com outros pontos históricos de Évora, como as ruínas da Muralha Medieval, do século XIV, e o Palácio de D. Manuel, do século XVI. O jardim conta com diversas espécies de vegetação, além de ser um local bastante tranquilo. Foi construído entre 1863 e 1867, como uma iniciativa do próprio município.
Por que visitar a cidade-museu de Évora?
O primeiro ponto que deve ser comentado, como um incentivo ao turismo na região, é a oferta cultural que Évora oferece. A cidade foi cenário de diversos povos ao longo dos anos e, com isso, diferentes vestígios históricos podem ser encontrados por lá. Évora é considerada uma cidade-museu justamente pela boa preservação das construções originais daqueles que ali habitavam.
Além disso, tanto Évora quanto Portugal de modo geral, têm uma gastronomia diferenciada. Uma dieta basicamente mediterrânea, você vai se deliciar com os mais variados pratos típicos da cidade e do país. Queijos, frutos do mar e vinho são os principais componentes da culinária de Évora.
Por fim, mas não menos importante, a cidade é tranquila. Você pode conhecer Évora sozinho, ao lado da sua família ou em uma viagem romântica a dois. Você vai se deparar com paisagens naturais incríveis e muitos monumentos históricos – ideias para os amantes da natureza e história. Mas, em contrapartida, para aqueles que gostam de aventura e animação, a cidade também oferece passeios emocionantes – como paraquedismo e karting - e discotecas.
E, aí? Já está procurando a sua passagem para visitar Évora?