Alentejo agrada os moradores e todos os turistas que decidiram conhecer a região – e isso não acontece à toa, não! Conheça as principais razões pelas quais a Província de Alentejo encanta a todos que passam por ali.

Com certeza, depois de ler até o final, você vai estar querendo fazer as malas e ir viajar para lá também! Continue com a gente aqui, no Hotel Dom Fernando Évora!

5 motivos para visitar Alentejo

As 5 principais razões para conhecer Alentejo

Portugal é um dos destinos da Europa preferidos dos viajantes, e Alentejo está entre as melhores regiões do país para se conhecer. Quer saber por quê? Então, confira as 5 principais razões pelas quais você deve visitar a província:

Clima

Alentejo segue bastante o típico clima português. Sendo assim, as estações definidas ao longo do ano podem colaborar – ou não – na hora de você realizar diferentes atividades e passeios na região. Então, para se preparar, nunca é demais saber como vai estar o tempo durante a sua viagem.

Os meses de dezembro a março, as temperaturas caem em Portugal – e em Alentejo. Chegou o inverno! Prepare-se para usar roupas mais quentes, bem como casacos e cachecóis. Essa é uma ótima época para degustar os vinhos tintos de Portugal e experimentar os pratos típicos da província.

O período de março a junho é marcado pela primavera. Essa estação conta com dias ensolarados e mais quentes. A temperatura começa a aumentar, e o clima passa a ficar mais seco. As flores desabrocham e as árvores começam a florescer. Você já pode sair de casa para aproveitar o sol e o ar livre, porém, não esqueça de levar um casaquinho para o fim de tarde.

De junho a setembro, o verão está presente. As temperaturas são elevadas, e o clima predominante é seco. Não deixe de usar protetor solar, a fim de evitar queimaduras, e de tomar muita água, para se manter hidratado.

O outono acontece entre setembro e dezembro. Nesse período, é comum dias mais chuvosos e as temperaturas já começam a diminuir. Leve agasalhos e sapatos apropriados para andar na chuva.

Paisagens

A Província de Alentejo é ideal para quem gosta de se conectar com o meio ambiente. Muitas cores e aromas tomam conta das cidades da região, principalmente durante a primavera. De um lugar a outro, é possível observar diferentes espécies de árvores e uma abundância significativa de folhagens e flores.

Tanto no frio quanto no calor, os portugueses e os turistas adoram caminhar – e fazer outros tipos de programas – ao ar livre. Visitar os monumentos históricos, passear de barco e praticar Stand UP são alguns exemplos que podem ser citados.

Experiência exclusiva nas vinícolas portuguesas

Assim como as outras regiões portuguesas, o vinho é uma das marcas gastronômicas de Alentejo. Conheça sobre a cultura local das vinícolas e deguste os melhores vinhos portugueses.

Província recheada de história

A capital de Alentejo, Évora, e as outras cidades da região são repletas de edifícios e monumentos que contam a história dos povos que passaram por ali. Para quem aprecia uma boa história local e deseja voltar no tempo para conhecer ainda mais a região, a Província de Alentejo é ideal.

Gastronomia incomparável

Os pratos tradicionais de Alentejo são compostos das carnes de porco e de carneiro, além de pães locais e temperos que destacam ainda mais os sabores portugueses. A região é conhecida porque lá todos comem muito bem.

Outras características da Província de Alentejo que atraem os turistas

Turistas de todos os lugares do mundo são atraídos a Alentejo para conhecer a região. Confira algumas das características da província que mais agradam os visitantes – e, até mesmo, os moradores:

  • É considerado um dos lugares com menos poluição atmosférica do mundo, ideal para observar as estrelas no céu.
  • O setor de hotelaria é luxuoso. As casas de hóspedes, como os hotéis e as pousadas, são ótimas para quem quer descansar e se sentir em um verdadeiro paraíso.
  • Os moradores são bastante acolhedores e recebem muito bem os turistas que estão passando pela província.
  • Está bem pertinho de muitas praias paradisíacas.
  • São quase 300 dias de sol por ano.
  • As estradas são excelentes e não tem muito o que reclamar do trânsito da região.